10494724_1564407160446362_4082558888411736770_n

Passaporte


Providenciar os documentos de viagem!!

Para fazer uma viagem internacional na maioria dos países é obrigatório ter passaporte valido com no mínimo 6 meses antes da data do retorno da viagem.
Abaixo coloquei o passo a passo e os documentos que são obrigatório para a emissão do passaporte. Quem precisar de ajuda só avisar… ok?

Lembre-se que se você não mora em cidades onde existam postos da Polícia Federal, você precisará se deslocar para a cidade mais próxima para emissão.

Normalmente você vai agendar uma data para comparecer ao posto para levar os documentos, tirar foto e pegar impressões digitais. Em outro dia, que eles vão agendar, você volta para assinar e buscar o passaporte.

Lembrado que existe custo para emissão do documento e o processo inteiro pode demorar um pouco. Por isso, não deixe de jeito nenhum essa etapa para cima da hora, pois pode não dar tempo.

Siga os seguintes passos para retirar seu Passaporte:

  1. Verifique a documentação necessária. (segue mais abaixo)
  2. Solicite a emissão do passaporte no site da Policia Federal (http://www.dpf.gov.br/…/requerer-passap…/requerer-passaporte)
  3. Pague a GRU (boleto de pagamento), respeitando sua data de vencimento. (Valor R$ 257,25 em fevereiro de 2016)
  4. Compareça ao posto da Policia Federal com a documentação original exigida, comprovante da GRU paga e protocolo da solicitação.
  5. Consulte o andamento do seu pedido de passaporte.
  6. O passaporte será entregue pessoalmente a seu titular, mediante apresentação de documento de identidade e assinatura de recibo. Busque seu passaporte no horário e local indicados.

Documentação necessária:

  1. Documento de Identidade, para maiores de 12 anos (RG, CNH, OAB ou outros)
  2. Certidão de Casamento, para casados, separados ou divorciados.
    Para pessoa que já teve o nome alterado, em razão de casamento, separação ou divórcio atualizada com as devidas averbações/anotações, para a comprovação de nome anterior
  3. Certidão de Nascimento para menores de 12 anos.
    Para pessoa que teve o nome alterado por decisão judicial deve apresentar, além do documento de identidade, certidão de nascimento atualizada com as devidas averbações/anotações, para a comprovação de nome(s) anterior(es).
    Para criança menor de 12 anos pode apresentar a Certidão de Nascimento em substituição ao documento de identidade. Atualizada com as devidas averbações/anotações.
  4. Título de Eleitor e comprovantes de que votou na última eleição (dos dois turnos, se houver).
  5. Documento que comprove quitação com o serviço militar obrigatório, para os requerentes do sexo masculino maiores de 19 anos até 45 anos.
  6. Comprovante bancário de pagamento da Guia de Recolhimento da União – GRU
  7. Passaporte comum ou de emergência anterior, quando houver (válido ou não).
  8. CPF
    Do próprio requerente, a partir dos 18 anos de idade, se o número deste não constar no documento de identidade apresentado.
    De um genitor ou responsável ou documento de identidade que contenha o respectivo número, para menores de 18 anos.
  9. No caso de menor de 18 anos, será exigida autorização expressa de ambos os pais, ou do responsável legal, conforme modelo da Policia Federal (quem precisar me manda o endereço de e-mail que tenho aqui). O menor obrigatoriamente deverá estar presente no momento do requerimento do passaporte.
  10. Protocolo de solicitação de documento de viagem.
  11. Detalhamento de agendamento.

1 Comentário

Deixe seu comentário!

Você precisa logarpara comentar.